Ortodontia

Ortodontia é a especialidade da Odontologia que estuda o crescimento e desenvolvimento da face, bem como o desenvolvimento das dentições dentições decídua (de leite), mista e permanente e seus desvios de normalidade, prevenindo, interceptando e corrigindo as más oclusões. A Ortodontia  corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada. Além da estética, dentes desalinhados ou dentes que não se encaixam corretamente são difíceis de serem mantidos limpos, podendo ser perdidos precocemente, devido a danos na estrutura dental e à doença periodontal (perda do osso de sustentação dos dentes). Também causam alteração nos músculos de mastigação, podendo levar à dores de cabeça, disfunções na ATM, dor de ouvido, ombros e das costas. A função do aparelho ortodôntico é corrigir a posição dos dentes para fins de estética ou de mastigação(função). Os aparelhos ortodônticos podem ser fixos ou removíveis, dependendo da avaliação do ortodontista.

Antes:

Depois:

Na Ortopedia dos Maxilares são usados os aparelhos removíveis. Esses são indicados para pequenos movimentos dentários ou para quem ainda está em fase de crescimento, em que são utilizados aparelhos ortopédicos, pois permitem um redirecionamento do crescimento para correção de alterações ósseas.

Aparelho removível:

Já os aparelhos fixos, compostos de bráquetes colados aos dentes, são indicados quando é necessária uma movimentação maior dos dentes tridimensionalmente, porém sem necessidade de correção esquelética. Um tratamento ortodôntico demora cerca de 24 meses. Este é o tempo necessário para realizar todos os movimentos e colocar os dentes em suas posições corretas.

O aparelho é ativado mensalmente, trocam-se os fios por outros de diâmetro cada vez maior, para que se possa obter movimentos cada vez mais precisos. Não existe impedimento no uso de aparelho por causa da idade, o uso em adultos é cada vez mais difundido, corresponde em 65% dos tratamentos atuais. Hoje em dia, o inaceitável não é um adulto usando aparelho ortodôntico e sim adulto com má oclusão. A limitação no uso do aparelho está na saúde geral e, especialmente, na saúde do osso de sustentação dentário, que pode ocorrer em qualquer idade. Atualmente, os pacientes adultos podem contar com dispositivos ortodônticos estéticos bastante eficientes, como o chamado aparelho fixo de cerâmica, transparente.

Aparelho transparente:

Uma inovação no mercado são os aparelhos removíveis INVISÍVEIS, CRYSTAL ALIGNER. São placas de acetato imperceptíveis que fazem movimentações dentárias, sendo discretíssimas e de fácil higiene. Esse método é composto por uma série de aparelhos personalizados, chamados alinhadores, usados sequencialmente pelo paciente para produzir o movimento dos dentes superiores e inferiores. Além de não comprometer o sorriso, o tratamento permite a remoção das placas alinhadoras para a alimentação e higiene oral. O uso das placas de acetato permite que você não deixe de ir a encontros sociais, palestras, reuniões, almoços e jantares de negócios, sem ter que passar por constrangimentos usuais de quem usa os aparelhos fixos.