Cuidado com Aparelhos Ortodônticos

Cuidados com os aparelhos

Seja com o aparelho removível ou com o aparelho fixo, o paciente tem a obrigação e a responsabilidade de manter um cuidado extremo com ambos, desde a manutenção de sua integridade (sem quebrar) até da higienização tanto dos aparelhos como dos dentes, com o uso correto de escova e fio dental. No caso de aparelhos fixos, o paciente deve tomar bastante cuidado com os alimentos duros, tais como: amendoim, castanhas, pipoca, pé de moleque, cenoura crua, azeitonas com caroço, morder balas e pirulitos. Estes alimentos, se possível, devem ser evitados, sendo que: carnes com osso, frutas, pães e outros alimentos mais consistentes, devem ser cortados em pedaços pequenos antes de serem levados à boca para mastigação.

Os aparelhos removíveis devem ser utilizados pelo tempo indicado pelo ortodontista e, nos momentos em que não estiverem sendo utilizados, estes devem ser higienizados e guardados na caixa apropriada para eles.

Suas consultas

Em um tratamento ortodôntico, geralmente as forças aplicadas tem uma duração de aproximadamente 20 a 30 dias, sendo este o principal motivo de o tratamento ser acompanhado nas consultas de manutenção ortodônticas mensalmente. Entretanto, suas consultas devem ser sempre marcadas com antecedência e você deve sempre evitar atrasos nas consultas. Os intervalos entre elas não deve ser menor do que 15 dias e nem maior do que 45 dias. Com sua consulta agendada, poderemos atendê-lo dentro de nossos mais rigorosos critérios de dedicação, para que você tenha sempre um correto andamento de seu tratamento.

Faltas às consultas

Em casos de faltas às consultas previamente agendadas, sem aviso prévio de pelo menos 24 horas, você poderá ter dificuldade em agendar uma nova consulta, portanto procure cumprir com os horários de agendamento. Um tratamento bem planejado e com atendimento organizado, será um tratamento de sucesso. Se você vier a faltar a uma consulta dentro de um mês, esta consulta será cobrada no mês seguinte, mesmo que não tenha sido efetuada. Sua consulta mensal é um obrigação para possamos buscar a correção de seus dentes.

Férias

Em caso do seu ortodontista entrar em férias, isto não acarretará prejuízo ao seu tratamento, sendo que, se não for possível o atendimento pelo próprio ortodontista, este irá encaminhá-lo a outro profissional para que você não deixe de ter um acompanhamento normal ao seu tratamento.Recebendo total instrução sobre as ativações a serem feitas. Caso você mesmo entre em férias, não deixe de comparecera a sua consulta mensal, agendando para antes de suas férias ou assim que retornar delas, evitando deslizes no seu tratamento. Pagamentos: os custos de colocação dos aparelhos serão estipulados em sua consulta inicial para avaliação clínica. Quando houver quebras de aparelhos removíveis, estes deverão ser consertados ou substituídos e haverá um custo.

Orientação aos pais

Seu filho (a) está sendo submetido a um tratamento ortodôntico  cujo responsáveis são os pais, que devem participar  do tratamento, acompanhando sua evolução e os cuidados diários com os aparelhos. As crianças de até 12 anos de idade devem ser sempre acompanhadas pelos pais na hora de cada escovação dental, para que seja sempre feita de maneira adequada e na observação se os dispositivos acessórios aos aparelhos estão sendo corretamente utilizados. Toda e qualquer atitude de seu filho(a) que possa vir a atrapalhar a evolução do tratamento deverá ser relatada  a nossa  equipe  para que possamos corrigi-la  e impedir que se agrave .  Os pais devem  sempre incentivar e estimular seu filho(a) com relação ao tratamento, mostrando a ele que é importante e que irá proporcionar um melhor posicionamento dental para exercer suas funções de mastigação e fonação, com consequente melhora estética. Ao levar seu filho(a) ao consultório, aguarde na sala de espera enquanto ele é atendido, para que ele se sinta bastante responsável por seus atos e pelo seu tratamento. Quando houver necessidade, sua presença dentro do consultório será solicitada. Passem segurança ao seu filho(a) para que este nunca crie traumas que possam prejudicar qualquer tratamento que venha a necessitar. Os pais devem PARTICIPAR diretamente no tratamento ortodôntico de seus filhos, afinal, os pais são os verdadeiros espelhos para seus filhos. Estaremos sempre a sua total disposição para maiores esclarecimentos e para ajudá-lo no que for preciso.

Fonte: Revista APCD VOL.56 N. 3 MAIO/JUNHO 2002.